CIAR CIAR-UFG UFG

CIAR realiza ações de apoio ao enfrentamento à pandemia de COVID-19

03/04/2020 15:16 - Atualizada em 23/04/2020 09:12

Iniciativas incluem formação e suporte pedagógico, tecnológico e de produção para ações de prevenção

A equipe do CIAR/UFG tem contribuído com diversas iniciativas no enfrentamento à pandemia de COVID-19.

A equipe pedagógica do órgão tem atuado criando salas virtuais na plataforma Moodle Ipê/UFG para treinamento de professores e estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem e Farmácia, para atendimento de demandas apresentadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia e Secretaria Estadual de Saúde de Goiás.

Mais de 200 alunos dos últimos anos dos cursos da área de saúde serão instruídos sobre medidas para auxiliar na assistência à população goiana, conforme orientação do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação. Anatomofisiopatologia da doença, aspectos sobre proteção individual e da população, diagnóstico e tratamento, atendimento e manejo de pacientes com a COVID-19 são algumas das temáticas tratadas nos treinamentos.

Nossa equipe de produção também criou um infográfico (veja logo abaixo) para apoiar ações de prevenção contra a pandemia a pedido da Faculdade de Artes Visuais da UFG, que também trabalha na confecção de equipamentos de proteção individual (EPIs).

O órgão também reúne em seu Acervo Digital dezenas de videoaulas, ebooks, animações e outros objetos de aprendizagem de diveras áreas do conhecimento, disponibilizados gratuitamente para a comunidade em isolamento social.

Há, ainda, ações de esclarecimento sobre boas práticas e condições mínimas de oferta de ensino em formato híbrido, como a publicação de um artigo com a posição do órgão sobre uso da EaD durante o isolamento social, além de entrevistas concedidas a respeito dessa prática.

Por fim, o órgão ampliou seus atendimentos para agendamento e realização de webconferências, serviço que evita dispêndio de recursos com transporte e deslocamentos e torna ainda mais conveniente a realização remota de reuniões, apresentações e defesas de TCCs, dissertações e teses diante da quarentena imposta para enfrentamento à pandemia.