CIAR CIAR-UFG UFG

Egresso de Artes Cênicas EaD da UFG vence Prêmio TCC Empreendedorismo

27/06/2019 14:33 - Atualizada em 15/07/2019 14:34

Trabalho descreve iniciativa de empreendedorismo social de companhia de teatro goiana

Ver galeria de fotos

Texto: Raniê Solarevisky

Fotos: Mateus Feitosa / Grupo Carroça

Na última terça (25), um dos egressos do curso de Artes Cênicas a distância da UFG foi premiado na 3ª edição do Prêmio TCC Empreendedorismo da UFG. Christian Mariano, que concluiu a formação em 2018 no polo de Inhumas, venceu na categoria de empreendedorismo social com o trabalho "Os processos criativos do Grupo Carroça".

O projeto foi orientado pelo coordenador do curso, Prof. Saulo Dallago e "consiste numa abordagem histórica deste grupo de teatro, tratado de suas três primeiras montagens com vistas a elucidar os mecanismos criativos desta companhia", explica o egresso, que também é ator, produtor e membro fundador do Grupo Carroça.

Grupo Carroça

Segundo ele, a companhia desenvolve desde 2005 um trabalho de popularização do teatro em escolas públicas da grande Goiânia. De acordo com o autor, o trabalho analisa "desde a dramaturgia à mise-in-scene, e coloca em evidência o caráter participativo que a plateia destas unidades escolares exerce sobre o resultado final do espetáculo em si".

Ver essa foto no Instagram

Tartufo, era uma vez. Mais um espetáculo do repertório de peças teatrais do grupo Carroça. Tartufo, era uma vez! Escrita por Molière no Sec. XVII. Está entre as mais famosas comédias francesas de todos os tempos. Quase censurada pelos devotos religiosos da época que se sentiram ofendidos ao serem retratados na figura do personagem-título, como hipócritas e dissimulados. A peça apresentada pela primeira vez em 1664 aborda com mordacidade a as relações humanas que envolvem a religião e o poder... Continua atualíssima, principalmente com a adaptação de Hugo Zorzete e com essa montagem do Grupo Carroça, dirigida por Constantino Isidoro. Vale a pena conferir!! Fotos de @julyellyr #grupocarroça, #goianiaemcena, #teatro #arte #cultura #goiania #goias #photo #photos #pic #pics #HashtagsBrasil #tartufo #grupocarroça #elenão

Uma publicação compartilhada por Grupocarroça (@grupocarroca) em21 de Out, 2018 às 2:37 PDT

A monografia foi produzida "a partir da análise dos espetáculos e de sua estreita relação com o espectador das escolas públicas, que receberam a visita do grupo para alguma apresentação nesses quase quinze anos de trajetória. Foi levado em consideração a vivência do grupo que se reúne regularmente para discutir, criar, recriar, propor e inovar seu fazer artístico", detalha.

Formação

Graduado em Matemática pela UFG em 2001, Christian concluiu o curso técnico em Teatro no ITEGO Basileu França em 2011 e, depois, o curso EaD de Artes Cênicas da UFG em 2018, aos 38 anos.

O ator almeja produzir mais trabalhos na área da educação: "Para um futuro não muito distante, quero estudar o suficiente para fazer parte do grupo de professores da Emac/Artes Cênicas e assim contribuir com todo o meu aprendizado e experiência com as novas gerações de artistas, além de, claro, manter viva a pesquisa em teatro que comecei anos atrás e que se tornou mais sólida desde que me tornei graduando do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal", projeta.

Premiação

O Prêmio TCC Empreendedorismo da UFG teve sua primeira edição em 2017 e, desde então, prestigia os melhores trabalhos sobre a temática ou que envolvam Micro e Pequenas Empresas.

Outros nove trabalhos foram premiados nas categorias de monografia, produto e plano de negócio para empreendedorismo de negócio. Confira a lista com todos os vencedores aqui.

Fotos (clique para ampliar):