CIAR CIAR-UFG UFG

Como fico sabendo quando vão abrir inscrições para cursos a distância na UFG?

A melhor maneira de se informar sobre os processos seletivos dos cursos a distância da UFG é acompanhando o site do CIAR! Também temos canais de comunicação no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Com que frequência os cursos a distância são oferecidos?

Os cursos EaD não têm ofertas regulares, como acontece nos cursos presenciais. Não é como o Vestibular ou o Enem, realizados todo ano. Isso porque, em sua maioria, os cursos EaD são mantidos com recursos externos à universidade e dependem de negociações provenientes de programas do Governo Federal, como o Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Pessoas de outros estados podem se inscrever nos cursos EaD da UFG?

Sim! Apesar de a UFG concentrar esforços em atender a demanda de Goiás, os cursos que oferecemos não são restritos aos goianos. Interessados de todo o Brasil podem se inscrever, desde que tenham os requisitos especificados no edital de cada seleção e cumpram a frequência exigida nos encontros presenciais.

Qual o papel do CIAR nos processos seletivos?

O CIAR apoia os cursos a distância da UFG de várias maneiras, inclusive oferecendo o seu sistema (o EADmin) para a realização de processos seletivos. Geralmente, quando o CIAR ajuda na elaboração do edital, por exemplo, ele divide a responsabilidade pela seleção com a coordenação do curso, assinando o edital. No entanto, há processos seletivos que não passam pelo órgão. Mesmo assim, procuramos dar visibilidade a seleções de qualquer curso a distância da UFG.

Os cursos de graduação a distância da UFG usam o ENEM ou o SISU?

De acordo com a Resolução CEPEC nº 1301/2014, interna da UFG, a nota do ENEM poderá ser utilizada como processo de seleção para os cursos a distância. No entanto, para ingressar nos três cursos de graduação a distância previstos para 2016, a UFG realizará um processo seletivo específico, com condições e critérios fixados por meio de edital próprio, nos termos do art. 4º, parágrafo único da resolução mencionada. Os três cursos de graduação a distância previstos para 2016 ainda aguardam repasses financeiros da CAPES para a abertura de novas turmas.

Os cursos da UFG são totalmente a distância?

Isso depende! Alguns cursos, principalmente de extensão e especialização, já foram ministrados de maneira totalmente online, sem qualquer encontro presencial. No entanto, a maior parte dos cursos que já foram oferecidos pela instituição têm encontros presenciais obrigatórios. A frequência dos encontros varia bastante: há cursos com encontros mensais, quinzenais e até mesmo semestrais.

Como faço para aproveitar disciplinas em cursos a distância?

O aproveitamento de disciplinas é possível, mas não abrevia a duração do curso. Cada módulo do curso EaD é planejado para uma única turma. Se o estudante aproveitar uma disciplina e não cursá-la, ele terá de esperar que aquela disciplina seja concluída para avançar no curso.